Música no CORAÇÃO

Música no CORAÇÃO
music

sábado, 27 de março de 2010

A Importância da Música nas crianças e jovens

Olá Leitores!

Ontem, fui abordada por uma estudante que me pedia se a podia ajudar num trabalho que esta estava a fazer. O trabalho centraliza-se na importância das Artes no ensino pré-escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico e esta estava a pedir o testemunho pessoal de professores ligados às Artes.

Foi com muito agrado que lhe ofereci a minha ajuda e hoje partilho no blog o meu testemunho!

Costumo afirmar que é bem-aventurada a criança a quem os pais, desde os seus primeiros dias de vida, proporcionam experiências musicais.
A Música, como qualquer outra Arte, é carregada de significado, quando é "aprendida" e não "ensinada"!
O amor pela música deve ser desenvolvido desde os primeiros dias estendendo-se por toda a infância, pois a Música é a única para os seres humanos e, como as outras Artes, é tão básica como a linguagem para a existência e o desenvolvimento humano. Através da Música as crianças e jovens aprendem a conhecer-se a si próprias, aos outros e à vida! Para muitos, a Música possui uma série de significados; serve para relaxamento, para expressar sentimentos...
A Expressão Musical no desenvolvimento da criança é de elevada consideração porque contribui com a sensibilidade, criatividade, imaginação, memória, concentração, atenção, auto disciplina,, o respeito ao próximo, a socialização e afectividade, assim também como uma efectiva consciência corporal e de movimentação.
As actividades musicais realizadas colectivamente beneficiam o desenvolvimento da socialização, estimulando a compreensão, a participação e a cooperação; assim, a criança vai desenvolvendo o conceito de grupo. Além disso, ao expressar-se musicalmente em actividades que lhe dêem prazer ela demonstra sentimentos, liberta emoções, desenvolve um sentimento de segurança e auto-realização.

1 comentário:

  1. Olá Joana como vai? Obrigada por ser minha mais nova amiga e seguidora. Beijos no seu coração!

    ResponderEliminar